ESPAÇO DE CAPACITAÇÃO AUDIOVISUAL



Receba nossa programação
TELEZOOM PARCEIROS
PROJETOS
SALA DE IMPRENSA
FALE CONOSCO

CURSOS | Cinema, TV e Mídias Digitais



Introdução ao Sistema Stanislávski para Atores

com Fabio Takeo
9 DEZ
Sábado, das 10h às 18h

Humaitá, 
Rua Miguel Pereira, 38


PÚBLICO ALVO: Atores, atrizes, diretores e diretoras de teatro cinema e tv, além de estudantes de artes cênicas e cinema. Maiores de 18 anos.

No workshop “Introdução ao Sistema Stanislávski” entraremos em contato com os conceitos e princípios do último período de trabalho do mestre russo, realizado nos “Estúdios” de atuação e veremos quais foram as mudanças e aprimoramentos que Stanislávski realizou no processo de ensaio com seus atores. 

Se você quer conhecer melhor alguns dos princípios e conceitos, como “A NATUREZA CRIADORA ORGÂNICA”, “LEI DO MATERIAL”, “ANÁLISE ATIVA”, “COMUNHÃO”, “AÇÃO FÍSICA”, ’CIRCUNSTÂNCIA E ACONTECIMENTO”, “VIVÊNCIA”, essa é uma oportunidade única. 

Abordaremos também, a diferença entre o Sistema de Stanislávski e o famoso “Método”, trabalhado pela Escola Norte Americana, além de esclarecer os equívocos relacionados à figura e obra de Stanislávski que chegou e nos foi apresentada, aqui no Brasil, na segunda metade do século XX. 

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP: "INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE STANISLÁVSKI"
PRIMEIRA PARTE:

a) O SISTEMA – NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

- Konstantin Stanislávski – um novo olhar sobre a obra e o legado de K. Serguêievitch

- O Sistema Russo e o Método Norte Americano – o papel dos discípulos; dos escritos de Stanislávski e a diferença entre essas duas "Escolas"

- A Natureza Criadora Orgânica - o verdadeiro "Sistema"

- O Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo - aprendendo a Maestria do ofício 

b) O SISTEMA – OS PRINCÍPIOS E CONCEITOS

A partir da análise e do estudo de uma cena de um filme, entraremos em contato com os seguintes princípios e conceitos do SISTEMA:

A “Lei do Material”

- O “Método de Análise Ativa: Análise e investigação dos conteúdos profundos do Material através da Ação, a partir da “Exploração Racional”

- As “Linhas Invisíveis”

- A "linha de ação" do personagem; a linha da Inter-relação entre os personagens

- “Circunstância e Acontecimento”

- Objetivo, Tarefa e Ação

- O “Método das Ações Físicas”


SEGUNDA PARTE: 

a) CONCEITO DE COMUNHÃO – a partir do objeto que cada um trouxe, experimentaremos na prática os seguintes conceitos

- Tarefa

- Círculo de Atenção

- Concentração

- Comunhão

- Vivência

Sobre Fábio Takeo

Fábio Takeo é ator, pedagogo teatral e roteirista.

No teatro, em 2015/2016, sob direção de Ron Daniels, fez parte, juntamente com Thiago Lacerda, Giulia Gam, Marco Antonio Pâmio e grande elenco do Repertório Shakespeare composto pelas peças “Macbeth” e “Medida por Medida” de W. Shakespeare.

Foi co-fundador, em 2008, da “Cia da Memória”, à convite do diretor Ruy Cortez. De 2013 até 2015, integrou o elenco da Fraternal Cia de Arte e Malas-Artes dirigida por Ednaldo Freire. Atuou nos espetáculos “Borandá”, “Sacra Folia” e “A Gira da Rainha”. Trabalhou também em parceria com outros renomados profissionais das artes cênicas, como o premiado dramaturgo Luís Alberto de Abreu e o ator e diretor Celso Frateschi.

Como pedagogo, criou em 2015 o "Estúdio Stanislávski”, fruto de sua pesquisa de mais de 10 anos como ator, cujo foco está no aprimoramento da técnica do ofício do ator a partir da última fase de trabalho de Konstantin Stanislávski, ator, diretor e pedagogo russo.

A base do Estúdio e dos seus cursos, oficinas e palestras é fundamentada em três pilares:

1 - A pesquisa de mais de uma década sobre o "Sistema" de Konstantin Stanislávski, principalmente sobre o último período de vida e trabalho do mestre russo. A base são os livros "El Último Stanislávski" de Maria Knébel e "Stanislávski in Rehearsal" de Vassili Toporkov (ambos lançados recentemente em português no Brasil com tradução direta do russo)

2 - A investigação prática do Sistema através dos estudos no Brasil e na Rússia com o professor Valentin Teplakov, além da parceria de trabalho de oito anos com o diretor e pedagogo Ruy Cortez, notório estudioso e pesquisador da obra de Stanislávski.

3 - A Psicologia Simbólica Junguiana, através da obra do psiquiatra e professor Carlos Byington, com ênfase nos livros: "Psicologia Simbólica Junguiana", "Dimensões Simbólicas da Personalidade", "Estrutura da Personalidade" e "A Viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito"

Ator formado pelo Teatro-Escola Célia Helena, também estudou interpretação em Moscou (Rússia), no GITIS (Instituto Estatal de Artes Teatrais) com o professor decano Valentin Teplyakov; Estudou também com Mario Biagini diretor associado do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e com Robert Castle professor do Lee Strasberg Institute de Nova Iorque.

No cinema atuou no longa metragem “O Caseiro” (2016), de Julio Santi. Em 2013 foi indicado ao prêmio de melhor ator no London International Film Festival pelo seu trabalho no longa-metragem “O Circo da Noite”,de Julio Santi. Em 2017 participou do longa "Nada a Perder" da Paris Filmes.

Investimento: R$ 150,00

Formas de pagamento: depósito bancário, dinheiro ou cheque. Pague no cartão de crédito, pelo link do PagSeguro.

 

Faça sua inscrição aqui

Inscrições através do e-mail espaco@telezoom.com.br ou pelos telefones: (21) 3497-7620/ (21) 3497-7621

Pagamento online





Fale conosco

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Marque o campo abaixo para confirmar