ESPAÇO DE CAPACITAÇÃO AUDIOVISUAL



Receba nossa programação
TELEZOOM PARCEIROS
PROJETOS
SALA DE IMPRENSA
FALE CONOSCO

CURSOS | Cinema, TV e Mídias Digitais



A Fotografia no Cinema

Com Alexandre Freitas
14, 21, 28 NOV e 5, 12, 19 DEZ
Terças, das 19h às 22h

Humaitá, 
Rua Miguel Pereira, 38


Curso introdutório onde serão apresentados os procedimentos básicos para se realizar a Direção de Fotografia, como: Conceito e função do diretor de fotografia; composição e o uso da luz; processo de Decupagem (passagem do Roteiro Literário para o Roteiro Técnico) e construção de Storyboard; As características e funções técnicas e estéticas dos Planos Cinematográficos (enquadramentos e movimentos de câmera); além exemplos de diretores de fotografia e seus trabalhos, possibilidades de inserção mercadológica e meios e conhecimento para realização de projetos audiovisuais independentes.

PALAVRA DO PROFESSOR

PÚBLICO-ALVO

Interessados pelas linguagens cinematográfica e fotográfica e, mais especificamente, pela direção de fotografia ou fotografia de cinema.

OBJETIVO

Apresentar aos alunos informações introdutórias acerca da linguagem cinematográfica e, mas enfaticamente, o exercício do diretor de fotografia, com o intuito que eles possam desenvolver a sua própria linguagem e, consequentemente, construir as suas imagens fílmicas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Serão abordados teóricos da área cinematográfica, como Andre Bazin, Christian Metz e Ismail Xavier, entre outros. Assim como autores que discorreram acerca da linguagem fotográfica, como Maurício Lissovsky, Boris Kossoy e Thales Trigo. Além de outros que refletem especificamente o exercício de direção de fotografia, como Gustavo Mercado, Edgar Moura e Ricardo Aranovivh.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

ARANOVICH, Ricardo. Expor uma História. Rio de Janeiro: Gryphus, 20??.

MERCADO, Gustavo. O Olhar do Cineasta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MOURA, Edgar. 50 Anos Luz, Câmera e Ação. São Paulo: Senac, 2005.

 

PERÍODO DE AULAS

O curso será realizado em 6 aulas e cada aula com 3 horas de duração.

 

CRONOGRAMA

AULA 1: Apresentação do cronograma do curso e da experiência artístico-profissional do professor, bibliografia e filmografia, breve introdução histórica da Fotografia e do Cinema. As funções cinematográficas e a função específica do Diretor de Fotografia.

AULA 2: Noções de fotografia: Composição e luz. Regra dos terços e Fibonacci. Tipos de luz (suave, dura, natural, artificial) e pontos de iluminação. Exibição parcial de “Iluminados” para compreensão geral do exercício de direção de fotografia.

AULA 3: Os Planos Cinematográficos e as suas características técnicas e estéticas. Exemplos de diretores de fotografia e análise de suas imagens (luz, enquadramentos, movimentos, alegorias etc.).

AULA 4: Câmeras (com ênfase nas DSLR e falaremos um pouco sobre smartphones), objetivas (lentes), filtros, acessórios (inclusive improvisados). Processo de decupagem (transformação do roteiro literário em roteiro técnico).

AULA 5: Storyboard: transformação da linguagem escrita para a visual, inserção imagética dos enquadramentos definidos na decupagem. Processo de filmagem ou gravação: escolha de locação, horário (luz), marcações, tipos de lentesão a serem usadas, construção dos planos etc.

AULA 6: Filmagem/ gravação experimental com DSLR. Como utiliza-la, recursos básicos e técnicos da câmera. Edição básica com intuito de dar significado aos planos unidos (a contribuição da montagem (vide Efeito Kulechov), da direção de arte e das demais funções cinematográficas). Tirando dúvidas. Mercado. Fechamento do curso.

ALEXANDRE FREITAS

Professor, artista visual e ensaísta. Especializado em Roteiro para Cinema (UNESA) e graduado em História da Arte (UERJ), realizou diversos cursos e desenvolveu projetos e pesquisas nas áreas de fotografia, cinema e educação. Foi produtor cultural e assistente de fotografia no projeto de Oficinas de Criação Artística do Centro Cultural da UERJ, onde lecionou diversos cursos de fotografia e cinema. Atuou, como arte-educador, nos núcleos de Cinema e Patrimônio do Programa Educativo do CCBB, onde desenvolveu textos e atividades artísticas e realizou cineclubes e visitas orientadas a exposições de artes plásticas e fotografia. Lecionou História da Arte na Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula e em outras instituições de ensino, Comunicação Visual e Audiovisual na FAETEC, Roteiro Cinematográfico na EAV do Parque Lage e o Curso de Qualificação Profissional em Cinema na Escola SESC de Ensino Médio, onde realizou um vídeo institucional. Ministra cursos e palestras sobre fotografia e cinema, realiza trabalhos fotográficos, roteiros e gravações de vídeos, desenvolve projetos de produção de curtas e exposições de fotografias em escolas e escreve ensaios para as suas páginas do facebook Cinema Comentado e Fotografia Comentada e para a revista eletrônica Cine Revista.

INVESTIMENTO:

R$600,00 - Parcele em até 5x sem juros pelo PagSeguro 

R$ 540,00 - 10% de desconto à vista via depósito ou transferência bancária.

 

Faça sua inscrição aqui

Inscrições através do e-mail espaco@telezoom.com.br ou pelos telefones: (21) 3497-7620/ (21) 3497-7621

Pagamento online





Fale conosco

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Marque o campo abaixo para confirmar