ESPAÇO DE CAPACITAÇÃO AUDIOVISUAL



Receba nossa programação
TELEZOOM PARCEIROS
PROJETOS
SALA DE IMPRENSA
FALE CONOSCO

PALESTRAS | Cinema e TV



Conversando Sobre Cinema e Filosofia

com Alexandre Costa
Informações em breve

Humaitá, 
Rua Miguel Pereira, 38

O clube de cinema e filosofia não pretende desenvolver aulas de filosofia a partir do cinema, mas antes fazer uso de um método crítico-filosófico que favoreça a sua recepção e interpretação. Trata-se de estabelecer e aplicar critérios para a análise de obras cinematográficas que se beneficiem de uma tradição que concebe filosoficamente a crítica da obra de arte, de modo a respeitar e preservar a sua autonomia. Consequentemente, não se trata, aqui, de considerar o cinema apenas um meio, um veículo destinado à mera ilustração de ideias e conceitos filosóficos, mas sim analisá-lo como uma linguagem artística autônoma. Assim, pretende-se que o método crítico de interpretação das imagens reafirme nos filmes selecionados o seu valor estético, na justa medida em que esses filmes mostrem resistir à sua instrumentalização, seduzindo-nos com uma linguagem, a cinematográfica, que diz sempre a seu modo o que também pode ser dito ou traduzido em linguagem conceitual. Espera-se, com isso, que os frequentadores do clube possam desfrutar do prazer da reflexão a que nos convidam os grandes clássicos da história do cinema, ao mesmo tempo que o reconhecimento dessa reflexão possa contribuir para a intensificação da experiência artística e estética que essas obras oferecem.

Cada integrante deve assistir aos filmes antes dos encontros e trazer consigo seus apontamentos e reflexões para debate em sala.

Filme do próximo encontro:
"O anjo exterminador", de Luis Buñuel.


Alexandre Costa é doutor em Filosofia pela Universität Osnabrück, Alemanha, e professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Publicou cinco livros, dentre os quais Heráclito: fragmentos contextualizados (Odysseus, 2012); A História da Filosofia em 40 Filmes (Nau Editora, 2013) e Oréstia: adaptação dramática (Giostri Editora, 2013), os dois últimos em parceria com Patrick Pessoa, além de ensaios, artigos, críticas e traduções concentrados nas áreas de filosofia, cinema, teatro, literatura e artes
plásticas. Assinou a tradução e participou da montagem da Oréstia, de Ésquilo, dirigida por Malu Galli e Bel Garcia (2012), assim como é, atualmente, corresponsável pela dramaturgia e autoria de Labirinto, com direção de Daniela Amorim (2015/2016).

Investimento: R$ 120,00
Formas de pagamento: depósito bancário, dinheiro ou cheque.

*Imagem para ilustrar o curso. Concepção: Núcleo Fotografia, Modelo: Leonardo Couto Cosner. Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS.

 

Faça sua inscrição aqui

Inscrições através do e-mail espaco@telezoom.com.br ou pelos telefones: (21) 3497-7620/ (21) 3497-7621

Pagamento online

* Para pagamentos com desconto, favor entrar em contato através dos telefones: (21) 3497-7620/ (21) 3497-7621



Fale conosco

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Marque o campo abaixo para confirmar