ESPAÇO DE CAPACITAÇÃO AUDIOVISUAL



Receba nossa programação
TELEZOOM CURSOS ONLINE
PARCEIROS
PROJETOS
SALA DE IMPRENSA
FALE CONOSCO

ACONTECEU | Cursos



Workshop de Séries de TV - Turma 2

com Marco Borges e Bruno Passeri
20, 27 JAN , 03, 17, 24 FEV, 03, 10, 17, 24, 31 MAR 2018
Sábados, das 10h às 15h

Humaitá,
Rua Miguel Pereira, 38

O Workshop de Série de TV terá duração de 10 aulas de quatro horas cada. Durante este período, serão abordados os fundamentos de uma história clássica narrativa e a estrutura das ficções para TV. O objetivo do curso é contribuir para a formação dos profissionais de roteiro, apresentando aos alunos todas as fases da construção de uma série - desde o storyline ao roteiro do piloto e sua formatação. Também serão propostos exercícios, desenvolvimento de sinopses, personagens e cenas, além de trabalhar elementos que compõem os projetos de venda para os canais e simulação de pitching. Finalizando, o curso apresentará um overview do mercado televisivo e os caminhos mais prováveis para o projeto tornar-se um programa de TV na grade de um canal.


Arquitetos e engenheiros escondem as vigas que sustentam os prédios. Os motores ficam dentro dos carros. Os roteiros nunca vão ao ar. Tudo o que vemos são as obras prontas construções, os veículos em movimento e as histórias incríveis que chegam até nós. O curso Por dentro da história: desvendando a estrutura do roteiro de séries procura mostrar o que os melhores roteiristas escondem com maestria: as engrenagens que movem a ficção seriada. O objetivo é contribuir para a formação dos profissionais de roteiro através de um curso prático e dinâmico. Para isso, Bruno Passeri e Marco Borges convidam os alunos a mergulhar nas histórias e desconstruir os roteiros de séries de grande sucesso, como Breaking Bad, Grey’s Anatomy, Mad Men, The Killing, entre outras. Ao conhecer suas principais referências por dentro e entender os detalhes que tornam essas histórias inesquecíveis, o aluno terá um vasto repertório de ferramentas para usar em suas próprias criações. O curso também propõe exercícios práticos, traz um overview do mercado e mostra os caminhos para levar um projeto de série ao ar. O curso será dividido em duas partes. A primeira parte aborda noções fundamentais sobre a escrita de séries, sempre através de exercícios práticos em cima de séries de grande sucesso. A segunda parte é dedicada aos conhecimentos básicos do ofício de roteirista e uma compreensão da dinâmica do mercado.

AULA​ ​1​ ​-​ ​DO​ ​QUE​ ​É​ ​FEITA​ ​UMA​ ​SÉRIE? 

Um pouco da minha história, por Marco Borges. - O que move uma história? Qual a pergunta básica a ser respondida para saber se uma série ou filme tem força suficiente? Através de exemplos práticos tirados de alguns dos cases mais bem-sucedidos no mercado, vamos responder a essas perguntas. - Set-up, desenvolvimento e desfecho: a tríade básica de qualquer história. Os alunos serão instigados a identificar, nas séries que já conhecem, a estrutura básica que move qualquer história, desde a grande história de uma temporada à menor subtrama num episódio. 

AULA​ ​2​ ​-​ ​É​ ​MATAR​ ​OU​ ​MORRER​ ​NESSE​ ​PRIMEIRO

É matar ou morrer. Desconstruindo os primeiros 15 minutos de um piloto de sucesso. - "You live or die by this first". A frase é de um produtor norte-americano. Foi usada para explicar a um roteirista iniciante porque um piloto escrito por ele estava fadado ao fracasso. Mas o que ela significa? Como fazer com que a história se sobressaia num oceano de possibilidades de conteúdo? Como garantir que a história tenha fôlego para o ritmo acelerado exigido pelo mercado? Melhor assistir e desconstruir alguns dos melhores exemplos disponíveis no mercado. - Qual é a unidade mínima na estrutura de um roteiro? O que é um beat? Como se estrutura a dinâmica interna de uma cena? Como ela conversa com as demais cenas? 

AULA​ ​3​ ​-​ ​É​ ​MELHOR​ ​QUE​ ​ESSAS​ ​PESSOAS​ ​SEJAM​ ​MUITO​ ​INTERESSANTES 

Quando você pede a alguém para acompanhar a jornada de algumas pessoas por dezenas de horas, é melhor que essas pessoas sejam muito interessantes. Essa é a beleza dos personagens. Nesse encontro, vamos pensar sobre eles e sua função dentro da narrativa. Como construir um personagem complexo? Qual universo o personagem habita? Como apresentar o personagem ao espectador? Através de exemplos e exercícios práticos, percorreremos algumas das formas mais bem-sucedidas de apresentação de personagens. 

AULA​ ​4​ ​-​ ​GÊNEROS,​ ​SUBGÊNEROS​ ​E​ ​HÍBRIDOS​ ​E​ ​OS​ ​FORMATOS  

Através de exemplos conhecidos, exploraremos as noções de gênero e subgênero. O que é um drama, uma tragédia, uma comédia? Quais as particularidades de cada um? Quais são os subgêneros consagrados pelas séries? Quais são os segmentos e nichos de mercado disponíveis para cada um deles? - Você sabe quem é seu protagonista, você sabe a premissa básica da história que quer contar. Agora resta saber como você pretende contar essa história. Aí entra a noção de formato. Nesse encontro, abordaremos, sempre através de exemplos e exercícios práticos, alguns dos principais formatos já consagrados, os híbridos e os segmentos e nichos de mercado disponíveis para cada um deles. 

AULA​ ​5​ ​-​ ​POR​ ​TRÁS​ ​DO​ ​DRAMA​ ​DE​ ​UMA​ ​HORA 

One-hour drama é como os norte-americanos se referem ao formato que se tornou mais famoso no mundo. Mas como se estrutura uma história que tenha começo, meio e fim dentro de si e, ao mesmo tempo, esteja contida num arco dramático de 8, 10, 13 episódios? Iremos explorar os elementos cruciais do roteiro do drama de uma hora assistindo o episódio de uma série de sucesso. Através deste exercícios, será mostrado os elementos cruciais da narrativa: o teaser, o incidente excitante, os set-ups e os atos que contêm o desenvolvimento, o clímax, o desfecho e os ganchos. 

AULA​ ​6​ ​-​ ​O​ ​PROCESSO​ ​CRIATIVO 

Inspiração e transpiração, as duas palavras de ordem no ofício do roteirista. Como trabalha um roteirista? Como surge uma ideia? Como se desenvolve uma ideia? Onde buscar inspiração para um projeto? - A sala de roteiristas é o habitat do escritor de séries. Qual é o objetivo desse processo? Como funciona uma sala de roteiristas? 

AULA​ ​7​ ​-​ ​A​ ​BÍBLIA

O que é a bíblia de uma série? Quais são os itens que todo projeto de série deve ter? Como fazer a bíblia de uma série atrair o leitor? O que é storyline e como se escreve? Sinopse: o que é, o que deve conter e como se escreve uma? Como definir o público-alvo do meu projeto? Como resumir todas as ideias sobre uma série em apenas uma página? - Exercício: os alunos serão estimulados e orientados a desenvolver os textos básicos de uma bÍblia: apresentação, storyline, conceito, sinopse e público-alvo. - Continuação do exercício: os alunos serão estimulados e orientados a desenvolver os textos básicos de uma bÍblia: apresentação, storyline, conceito, sinopse e público-alvo. 

AULA 8 -OVERVIEW DOS MERCADO LOCAL E GLOBAL e ESTUDO DE CASO: CONSELHO TUTELAR​,​ ​CRIADA​ ​POR​ ​MARCO​ ​BORGES

Estudo de caso: Conselho Tutelar, criada e escrita por Marco Borges. Como o projeto surgiu, como foi desenvolvido e como chegou até as grades de programação da Rede Record e do Universal Channel, rompendo barreiras e batendo recordes de audiência. - Como se estrutura os mercados local e global de séries? Como trabalha um roteirista profissional? Quais são os principais desafios e oportunidades no mercado? Como uma série é vendida? - O projeto está pronto. E agora? Nesse encontro, abordaremos as interfaces entre o roteirista e o produtor, desde a semente de uma ideia até o produto final. Onde ir e quem procurar para vender seu projeto? Quais são as principais janelas de negociação e como fazer para aproveitá-las? - O que é e como montar um pitching? 

AULA​ ​9​ ​-​ ​PITCHING​ ​I 

Nesse encontro, os alunos serão convidados a defender seus projetos na forma de pitching para os coordenadores do curso, que também farão perguntas e desafios. 

AULA​ ​10​ ​-​ ​PITCHING​ ​II​ ​e​ ​CONSIDERAÇÕES​ ​FINAIS 

Nesse encontro, os alunos serão convidados a defender seus projetos na forma de pitching para os coordenadores do curso, que também farão perguntas e desafios.

Bruno Passeri é roteirista e redator com experiência no segmento audiovisual e atuação destacada no desenvolvimento de branded content transmedia storytelling. Entre os principais feitos estão as séries Rotas do Ódio, para o Universal Channel; Conselho Tutelar – temporadas 1, 2 e 3, exibida pela Rede Record; Que marravilha! Chatos para comer, apresentada por Claude Troigros e exibida pelo GNT; Quando tudo começa – a primeira infância, exibida pelo Discovery Home & Health; Petrobras 60 anos – A origem da Inspiração, lançada em mais de 1.500 salas de cinema brasileiras; Exploradores de Kuont, produzida pela Segunda-Feira Filmes para a TV Escola; e Contatos, vencedor do pitching transmedia do Rio Content Market 2012. No segmento de branded content e transmedia storytelling, Bruno desenvolveu campanhas para a The Alchemists, atendendo clientes como Petrobras, Nestlé, Visa e Kimberly-Clark.


Marco Borges, roteirista graduado em Cinema pela UFF, é co-criador e autor da série dramática de ficção Conselho Tutelar, com 3 temporadas, 2014, 2015, 2018 com 15 episódios, produzidos pela Visom e exibidos pela TV Record e Universal Chanel. Foi roteirista da série Rotas do Ódio, estreia em 2018, chefe de roteiristas das séries Perrengue, 13 episódios, exibida pela MTV em 2017, e da terceira temporada da série Gaby Estrella, 30 episódios, produzida pela Panorâmica e Chatrone e exibida pelo Gloob em 2015, além de um dos roteiristas da série Sem Volta, 13 episódios, produzida pela Panorâmica e Chatrone, exibida na TV Record em 2016. Trabalhou como roteirista colaborador na novela Belaventura em 2017 e atualmente é roteirista da novelaRosa Choque, ambas da Record. Ganhou o prêmio IBRAM de Roteiro de Cine-TV 2011 pelo roteiro Vernissage e é co-criador e roteirista da série de animação infantil Chico na Ilha dos Jurubebas, 2013, com 26 episódios em duas temporadas produzida pela Cara de Cão e exibida pela TV Escola. Com experiência em vários formatos, roteirizou as séries documentais Sábados Azuis, TV Brasil; Estação Saúde Canal Futura e realities shows como Perdas e Ganhos, para o canal GNT. Para o cinema, os curtas metragens de ficção Fim de Expediente 15’ (2005) – Prêmio de Melhor Curta Festival de Cinema de São Carlos – Hora Extra 13’ (2006) e Noite de Serão 10’ (2008) A Melhor Idade, prêmio de melhor ator para José Wilker no Festival de Cinema de Gramado 2011. 

INVESTIMENTO 

R$ 1.800,00 ou em 3x de R$600,00 

R$1.530,00 - 15% de desconto à vista 

 

Inscrições através do e-mail espaco@telezoom.com.br ou pelos telefones: (21) 3497-7620/ (21) 3497-7621



Fale conosco

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Marque o campo abaixo para confirmar