ESPAÇO DE CAPACITAÇÃO AUDIOVISUAL



Receba nossa programação
TELEZOOM PARCEIROS
PROJETOS
SALA DE IMPRENSA
FALE CONOSCO

ACONTECEU | Clubes Culturais



Crítica Cinematográfica

com Mário Abbade
Informações em breve
Segundas, das 19h30 às 21h30

Humaitá, 
Rua Miguel Pereira, 38

O curso pretende debater filmes, tanto os que estão em cartaz quanto os que já saíram do circuito. O que se pretende é formar um grupo de pessoas que se reúna semanalmente para trocar ideias sobre um filme previamente escolhido e assistido. 

O debate será coordenado pelo crítico de cinema Mário Abbade, permitindo que os membros do grupo estabeleçam correlações entre as próprias experiências e questões levantadas no filme, através de comentários e impressões sobre o tema, a forma como a história se desenrola, a trajetória dos personagens, as conclusões do filme, etc. Vários ângulos poderão ser abordados. 


 Qual a função do crítico de cinema nos dias de hoje? Existe uma ética e uma técnica por trás das linhas editoriais dos suplementos culturais? Como se forma um crítico, e qual o verdadeiro espaço para a opinião concedido pelo formato rígido da escrita da resenha e das demandas práticas dos projetos editoriais e gráficos da mídia impressa? Mais que simplesmente responder a essas questões, faz-se necessário investir na formação de profissionais autônomos e inteligentes que tenham a coragem e a capacidade de revigorar o debate crítico nos meios de comunicação, ao mesmo tempo em que possam se adaptar aos diferentes meios e propostas editorias, além de compreender e acompanhar as transformações da mídia e do pensamento atuais.

Essas são algumas das inquietações acerca do papel e do labor do crítico de cinema. Esse curso aborda a função e a instrumentalização do profissional de crítica cinematográfica jornalística, no qual não apenas serão transmitidas informações caras ao jornalista ou leigo que pretenda se municiar de instrumentos para exercer e compreender a crítica de cinema contemporânea, mas também questioná-la em seus objetivos e pressupostos éticos.

Objetivos / Público Alvo

A disciplina pretende ser uma ferramenta valiosa para os estudantes de jornalismo iniciem um processo consistente de formação e aprimoramento como críticos cinematográficos. Seu foco estará voltado para o relacionamento entre a análise fílmica e a prática da resenha crítica, comparando modelos de escrita, aprofundando a capacidade de apreciação e avaliação de obras da cinematografia, além de apresentar ao aluno aspetos práticos da profissão de crítico de cinema, tais como jargão, métodos de trabalhos, linhas editoriais e orientação de comportamento.

Metodologia

Os primeiros momentos do curso serão dedicados a transmitir ao aluno informações e referências acerca do estudo da teoria e dos estilos cinematográficos, bem como das principais características e demandas da crítica de cinema contemporânea. O segundo momento do curso estará apoiado na apreciação de cenas de filmes, precedida por debates e análise estrutural dos mesmos. Em seguida será montada uma dinâmica de estudo e escrita de resenhas, nas quais os alunos aprenderão e exercitarão a escrita de resenhas jornalísticas com orientação para diferentes linhas editoriais e formatos de mídia. O aluno terá uma participação prática de como funciona o ofício do crítico, com ida as cabines de imprensa e participação de eventos correlacionados a profissão. Os melhores textos serão orientados e epourados a ponto de poderem ser publicados no portal de cultura Almanaque Virtual/UOL .

Mário Abbade 

Jornalista, pesquisador e crítico de cinema do jornal O Globo, foi presidente do júri da crítica internacional no Festival de Cannes 2015 e integrou o júri dos festivais do Rio, Montreal, Cuba, Palm Springs, São Francisco e Dubai, entre outros. Autor do livro “New York City – A Discoteca que Iniciou a Era Disco no Brasil”. Editor e organizador dos livros “John Carpenter – O Medo é Só o Começo” e “O Último Durão – Centenário Kirk Douglas”. Exerce as funções de curador de mostras de cinema e professor de crítica cinematográfica. Foi presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) por dois mandatos e organiza anualmente a mostra Melhores Filmes do Ano. Foi curador das mostras que reuniram a obra de David Lynch, John Waters, Dario Argento, John Carpenter, James Dean, Neville D’Almeida, Carlos Reichenbach, Frank Sinatra, George A. Romero e Kirk Douglas, além das retrospectivas sobre os temas “Jornada nas Estrelas” e “A Era Disco no Cinema”. É idealizador e curador do “Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro”. Criador e consultor do site Almanaque Virtual. 

Bibliografia:

1) Nina, Cláudia Literatura nos jornais. 1ª edição. Summus Editorial, 2007 

2) Vanoye, Francis e Goliot-Lété Ensaio sobre a análise fílmica. 5ª edição. Papirus Editora, 1992. 

3) Aumont, Jacques A estética do filme. 5ª edição. Papirus Editora, 2007.

4) Aumont, Jacques e Marie, Michel Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. 3ª edição. Papirus Editora, 2007.

5) Martin, Marcel A linguagem cinematográfica. Editora Brasiliense, 2003.

6) Mascarello, Fernando História do cinema mundial. 2ª edição. Papirus Editora, 2007.

7) Stam, Robert Introdução à teoria do cinema. 1ª edição. Papirus Editora, 2003.

8) Aumont, Jacques As teorias dos cineastas. 1ª edição. Papirus Editora, 2004. 

9) AMOROSO LIMA, Alceu. O crítico literárioRio de Janeiro: Agir, 1945.

10) ARÊAS, Vilma Sant´Anna. Na tapera de Santa CruzSão Paulo: Martins Fontes, 1987.

11) ASSIS, Machado de. O ideal do críticoin: Machado de Assis/ Obra Completa, v. III. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1962.

12) BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: DIFEL, 1982.

13) GREENBERG, Clement. Arte e críticaSão Paulo: Ática, 1996.

14) Clement Greenberg e o debate críticoRio de Janeiro: Zahar, 1997.

15) WELLEK. René. História da crítica modernaSão Paulo: Herder, 1967/72, 5v.

16) Jullier, Laurent e Marie, Michel. Lendo as Imagens do Cinema. São Paulo: Editora SENAC de São Paulo, 2009

17) Eisenstein, Sergei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

Investimento: R$280,00 por mês.

Formas de pagamento: débito, depósito bancário, dinheiro ou cheque.

 

Inscrições através do e-mail espaco@telezoom.com.br ou pelos telefones: (21) 3497-7620/ (21) 3497-7621



Fale conosco

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Marque o campo abaixo para confirmar